Oracle Database Standard Edition 2

Em Setembro a Oracle divulgou o lançamento da nova release 12.1.0.2, a qual para edição de produtos Standard passou-se a ser chamado de Oracle Standard Edition 2.

No primeiro momento nos pareceu mais uma nomenclatura de nomes de produtos, contudo na verdade, este produto representa uma grande mudança no modelo de licenciamento da linha Standard da Oracle.

Alguns pontos importantes que você precisa saber sobre esta nova edição:

  • Servidores com até 2 sockets;
  • Cluster com 2 sockets (2 servidores com 1 socket cada);
  • Mínimo de 10 usuários licenciados por servidor;
  • Limitado a 16 threads no código do software do Oracle SE2.

Estes são os principais pontos desta mudança, lembrando que a atual edição Standard (SE) permite até 4 sockets e a Standard One (SE1) permite até 2 sockets. Quanto a isso, é importante colocarmos que a partir de 01 de dezembro de 2015 estas duas edições sairão da lista de produtos da Oracle, ficando disponível somente a edição Standard Edition 2 (SE2).

Quanto ao suporte da edições SE e SE1, a Oracle continuará fornecendo suporte de acordo com políticas do Lifetime Support. Abaixo você pode verificar o prazo de suporte para cada release. Destacamos o fato da Oracle ter estendido o suporte da versão 11.2.0.4 até 31/05/2017 sem custo adicional aos clientes com contrato ativo.

UNIDBA - Oracle Database Standard Edition SE2 (12c) Licenças

Ciclo de Tempo para alteração das licenças de Oracle Database SE2

Você que tem licenças de Oracle Standard ou Standard One não precisa se preocupar pois estas licenças poderão ser utilizadas na migração para versão Standard Edition 2.

Importante saber que os clientes que possuem licenças nas edições Oracle Standard ou Standard One devem migrar para Standard Edition 2 se quiserem utilizar a release 12.1.0.2 ou superior.

A UNIDBA está a sua disposição para ajudar neste processo de migração, bem como a melhor arquitetura de seus servidores para suporte a edição Standard Edition 2.

Voltar para o Topo

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0